APS FORTE NO SUS
O município de Palotina é um dos 12 finalistas do Prêmio APS Forte do SUS – integralidade do cuidado, uma iniciativa do Ministério da Saúde, em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas). O município se classificado entre as três melhores ações do Brasil na reabilitação pós covid-19.
Os resultados da segunda etapa foram divulgados nesta terça-feira (7). Palotina encontra-se classificada no Eixo 1 – Organização dos serviços de APS para o atendimento integral, com o trabalho intitulado “Acolhimento e atendimento multiprofissional em reabilitação pós covid-19”. O município concorre com as ações “Programa Saúde no Campo: ampliação do acesso à saúde em um município do interior Pernambucano”, de Vitória de Santo Antao (PE) e “Ampliação do acesso e monitoramento dos indicadores da APS” de Canaã dos Carajás (PA).
O Prêmio reconhece experiências inovadoras desenvolvidas na Atenção Primária à Saúde. São centenas práticas divididas em quatro eixos temáticos, que se destacaram entre milhares de relatos enviados por profissionais da saúde e gestores de todo País. A comissão organizadora é composta por consultores do Ministério da Saúde, do Conass, do Conasems, da Opas e especialistas convidados.
“Essa é uma conquista que já merece comemoração, apesar de ainda não terem sido divulgados os municípios vencedores. Mas toda a equipe da Saúde pode se considerar vitoriosa, especialmente a coordenadora de Saúde, Nissandra Karsten e o secretário de Saúde, Edivaldo Bertho”, destaca o prefeito Luiz Ernesto de Giacometti.